O @viagemdeverdade também está no Instagram. Siga-nos!

sexta-feira, 2 de maio de 2014

San Andres: Cayo Bolívar


    lancha cayo bolivar
  1. Tempo de trajeto:  Cerca de 01h de lancha de San Andres (eles informam que o trajeto terá 40 minutos, rs).
  2. Duração: Chegada em Cayo Bolivar por volta das 09h30 e retorno às 15h00.
  3. Quanto custa? : $180.000 pesos por pessoa.
  4. O que está incluso?  Coquetel de frutas na chegada. Almoço às 12h00. Bebidas (água, refrigerantes e cerveja) à vontade.
  5. Como é feito o percurso? Quem paga todo este valor pode imaginar que os passageiros serão transportados até lá em um iate com toda segurança e conforto... A verdade é que o passeio é feito em uma lancha com motor atrás, e mais de 20 pessoas vão apertadas (mesmo) até lá, sentadas em um banquinho de madeira.
O passeio está sujeito às condições marítimas, então pode ser que no dia que você reservou ele não saia. Foi exatamente isso que aconteceu com a gente. Nosso passeio estava agendado para sair em uma quinta-feira, às 08h00, da marina Porto Fino. Chegamos antes, colocamos os coletes, embarcamos e saímos rumo a Cayo Bolivar, acompanhados de dois marinheiros por embarcação.
Conforme avançávamos, o mar ficava mais bravo. No começo, foi aquela sensação de estar em uma montanha russa - um passeio “com emoção”, como dizemos aqui no Brasil. Só que o divertido ficou perigoso! Os marinheiros receberam um comunicado via rádio para que voltássemos a San Andres devido às condições marítimas. Ao chegarmos no ponto de partida, recebemos mais informações.  O passeio foi transferido para o sábado. Ficamos sabendo que o passeio da terça nem chegou a sair.

DICA: Se você desejar fazer este passeio, reserve-o logo em seu primeiro dia em San Andres. Converse com a recepção do hotel em que estiver hospedado e veja se podem reservá-lo para você.  O passeio não sai todo dia (apenas as terças, quintas e sábados, sempre na marina Porto Fino).

No sábado, conseguimos sair e percorrer todo o trajeto até à ilha, mas o percurso até lá realmente é um capítulo a parte. Mar muito bravo! Mesmo com dia de sol, em mar aberto há muita oscilação e o barco pula muito, muito! Não estou exagerando, e espero que vocês me levem a sério. A lancha em movimento fica empinada, balança para os lados, e a proa levanta-se, caindo nos buracos das ondas. Quando há ondas grandes, quem está na frente sofre o forte impacto da batida do barco na água, e quem está atrás leva muita água na cara. Devido a isso, este passeio não é recomendado para idosos, crianças e pessoas com problemas nas costas. Vá preparado! Pra compensar o susto, no meio do trajeto o mar tem uma cor azul forte, é lindo! E você vê, em alguns momentos, vários peixinhos voadores.

DICA: Tente se sentar mais no meio do barco, tipo terceira na fila. Quem vai no meio (contrário de beirada) toma menos água na cara também.

Cayo Bolivar é realmente uma ilha virgem, paradisíaca. Não há muitos coqueiros, então praticamente não há sombra. 

cayo bolivar 1


Aliás, não há nada na ilha em termos de estrutura, exceto uma propriedade da marinha colombiana onde os turistas não têm acesso. Banheiro, só atrás dos arbustos mesmo, rs. (Há alguns caminhos no interior da ilha, como esse da foto, que ligam um lado ao outro.)

Ao chegar lá, os organizadores armaram duas grandes tendas para nos proteger do sol forte, e nos ofereceram um coquetel de frutas. Não são oferecidos ao turista cadeira de praia ou guarda-sol. Deixamos nossas coisas ali mesmo e fomos dar uma volta na ilha...


cayo bolivar 2
  
Areia branca, e mar azul de muitos tons. Natureza intocada e vida marinha riquíssima.Um lado da ilha tem menos pedra e mar azul claro. Sem palavras para descrever, vejam as fotos:

cayo bolivar 3

cayo bolivar 4cayo bolivar 5


cayo bolivar mergulhar
Do outro lado, está a área que o pessoal normalmente vai para fazer snorkel. Há mais pedras deste lado, mas a água é mais transparente.(Lembre-se de usar a sapatilha). Um dos turistas da nossa excursão disse até que avistou um pequeno tubarão. Me arrependi de não ter levado máquina subaquática.



cayo bolivar snorkel


cayo bolivar transparente cayo bolivar transparente 1

cayo bolivar paraíso

Assista o nosso vídeo que mostra este lado ilha: (Vejam como é transparente!)




almoço cayo bolivar Enquanto estávamos conhecendo a ilha, o pessoal da excursão preparava nosso almoço. Toda a comida é levada até lá, e as refeições são servidas no meio da vegetação da ilha. Uma coisa bem rústica. Há poucas mesas no local, e muita gente teve que almoçar ali no chão mesmo. Você pode escolher entre dois tipo de pratos, com peixe ou frango. O prato já está pronto para você (foto) e acompanha arroz, patacón e salada.  (esse tal de patacón está em todas!) 


almoço cayo bolivar rústico

Após o almoço, nos demos um tempinho para descansar e apreciar a paisagem embaixo da tenda. Continuamos percorrendo a ilha e descobrimos um ponto lindo para fotos, onde estão situados estes coqueiros. Vejam vocês mesmos, não é paradisíaco?!

cayo bolivar caribe

coqueiro cayo bolivar
coqueiros bolivar colombia






Encerramos o dia, com um banho de mar. Na volta, o medo do trajeto era o assunto de todos da excursão. Contudo, o trajeto foi um pouco mais tranquilo, mas mesmo assim foi suficiente para que o encosto de um dos bancos do nosso barco se soltasse com o impacto das batidas na água. Um argentino, muito irritado com a imprudência do marinheiro, proferiu em voz alta vários palavrões em espanhol nessa hora!  Chegando próximo do Acuario natural, avistamos golfinhos que pulavam fora da água. Uma pena que nossa lancha não estava tão perto e não conseguimos fotografá-los. 

Opinião: Em termos de beleza, não diria que o Cayo Bolivar perda para o Acuario Natural em San Andres. A vantagem de Cayo Bolivar é ser um local de natureza exuberante sem o tumulto de alguns dos pontos turísticos de San Andres. Você pode se afastar um pouco da excursão e ter um pedaço daquele paraíso só para você. Em termos financeiros, $180.000 pesos por pessoa me parece ser muito dinheiro para esse passeio. Fiquei pensando em quantas coisas eu poderia ter comprado com todo esse valor. Se você tem espírito aventureiro para enfrentar a falta de estrutura e o trajeto "mar em fúria", esse passeio é para você. 


13 comentários:

  1. Olha eu discordo desse comentário final. Cayo Bolívar não se compara a lugar algum em SA, foi o melhor. Mas devo dizer que no dia que fui não havia esse monte de algas, dando esse aspecto "sujo" a praia, o dia estava limpo, tão límpido qt a agua. E sinceramente, essas tendas "enfeiam" o lugar, esticamos nossas cangas à sombra dos coqueiros, almoçamos ali no chão tb e apesar de ser um passeio com preço salgado, do bate-bate pra ir e voltar, foi o melhor de SA pra mim, foi perfeito! Valeu cada centavo, saudades! Me adiciona no face pra ver minhas fotos crisneres1@gmail.com . Parabéns pelo blog, ótima referência para quem deseja conhcer o lugar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cris! Vejo que você está acompanhando o blog. A sujeira que você mencionou eu nem tinha reparado sabia?! Não fez a menor diferença para mim. Quanto às tendas, elas foram a minha salvação. Sou branco e tinha mais gente no nosso passeio do que coqueiros disponíveis. rs Apesar de eu não ter falado no post, cayo bolivar foi o lugar mais bonito que estivemos nessa viagem e nesse ponto concordo com você. No entanto, achei acuario e haynes cay, lindíssimos também, com a desvantagem de ter muita gente nesses últimos, uma pena! Minhas principais críticas quanto ao passeio de cayo bolivar não se referem ao preço salgado e nem mesmo a distância para chegar até lá, ao contrário do que possa parecer. Eu adorei a ilha de Cayo Bolívar ( não há dúvida que a ILHA é linda e paradisíaca, como mencionei no post), mas tenho algumas ressalvas quanto ao passeio em si: a falta de estrutura e segurança. Quando digo isto, estou me referindo à falta de mesas e cadeiras para refeições, banheiros químicos, etc. Além do mais, não me senti seguro no trajeto. Você não informou com foi sua experiência no trajeto, mas neste dia que fomos, os passageiros gritavam na lancha e muita água entrou. Ondas gigantes e batidas de muito impacto na água. A minha intenção com esse post é alertar os futuros viajantes quanto a estes pontos. Muitos que estão planejando a viagem agora, talvez só tenham acesso às fotos bonitas da ilha, mas possivelmente não sabem dos bastidores que envolvem este passeio. Tenho certeza que este passeio pode não agradar a todos, como agradou a você.Obrigado pela visita. Você é sempre bem vinda para comentar! Lembrando que também estamos no instagram: @viagemdeverdade. Abraço

      Excluir
  2. eu acho q vou deixar esse passeio de lado... acho q vai ser mto tenso o trajeto...rs
    abçs, Karina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karina. O lugar é lindo mas se você já tiver medo de água e barco, melhor não ir mesmo. Eu, se fosse você, tentaria conversar com alguém que tenha ido na mesma semana que você vai estar lá para saber como está. Talvez seja só uma questão de maré e ventos no dia que eu fui. Abraço

      Excluir
  3. Olá, estou pensando em ir a San Andrés sozinho, pois minhas ferias é incompatível com dos meus amigos ç, qual as dicas e orientação pra ir sozinho San Andrés?? Desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Não há nada que você não possa fazer estando sozinho, então vou recomendar a você o que recomendo a todos: Leia os 12 tópicos sobre San Andres que estão nesse blog. Você os encontrará no menu no canto superior direito do blog. Desejo a você uma ótima viagem! Obrigado pela visita e lembrando que estamos também no instagram @viagemdeverdade . Abraço

      Excluir
    2. Prezado, estou conhecendo um pouco mais de San Andresi araves do Tripadvisor.com e seu blog... Uma sugestão : sempre que fornecer preços locais, sempre apresente uma conversão (Real ou U$),ok? 180.000 não dizem nada para mim....
      Abraço e sucesso!

      Excluir
    3. Olá Gustavo. Obrigado pela visita e pela dica. Todos os preços sobre san andres encontram-se em pesos colombianos. A dica é instalar um conversor de moedas no seu celular ou usar sites para a conversão. Coloquei o preço em pesos de propósito, pois se houvesse colocado em reais ou dólares estaria sujeito a flutuação do câmbio e atualmente está bem oscilante. Assim, cada um pode calcular na época da viagem e ver quanto vale realmente. Espero que o blog te ajude bastante na sua viagem. Abraço

      Excluir
    4. Muito obrigada pelas dicas... com certeza San Andres estará no meu proximo destino!

      Excluir
    5. Muito obrigada pelas dicas... com certeza San Andres estará no meu proximo destino!

      Excluir
  4. Fui até cayo bolivar em uma lancha VIP, com somente cinco amigos. Tivemos um conforto melhor que as embarcações maiores, e fizemos nossas escolhas.. Pagamos 100 dolares por pessoa, um preço salgado porém vale muito a pena. No passeio esta incluso bebidas ( refrigerante, agua, cervejas e o almoço). Quanto ao almoço, o pessoal da lancha que contratamos nos perguntou o que queriamos comer, pedimos lagosta! Trouxeram duas lagostas imensas, peixe leão e outros tipos de peixe, fizeram grelhados na manteiga na hora para a gente, e ainda tinha salada, arroz e patacon! Vale muito a pena, muito! O lugar sensacional, tirando o calor imenso e a falta de sombra! Na ida, tivemos o prazer de ver varios peixes voadores e na volta varios golfinhos bem perto de nós! Com certeza o melhor passeio de San Andres.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estamos indo agora em janeiro, qual empresa vc contratou para ir? obrigada

      Excluir