O @viagemdeverdade também está no Instagram. Siga-nos!

sábado, 5 de abril de 2014

San Andres: Procedimentos de aeroporto. Dicas de como se virar sozinho.

Atenção futuros viajantes, esse post é super importante para você que pensa (ou já está de passagens compradas) em viajar a San Andres. O “viajantedeverdade” achou que já tinha visto de tudo em suas viagens, mas esta viagem, em especial, mostrou que há muito a aprender quando o assunto é viajar a Colômbia. O viajante vai se deparar com muita burocracia para a entrada e saída do país. Meu passaporte ganhou uns 03 carimbos, enquanto em minha viagem a Europa tive apenas 01. Quando você acha que já passou por todas as barreiras, há outro guichê ou esteira de bagagem, sem contar os cães farejadores cheirando suas malas. Segundo minhas pesquisas, o país adota esse cuidado devido ao grande número de pessoas que entram e saem com drogas do país.

VOO DE IDA: Rio de Janeiro – San Andres (conexão em Bogotá) voando Avianca

No aeroporto de Bogotá:

O viajante deve ter em mente que bagagem é despachada no destino inicial (Rio) e recolhida apenas no destino final (San Andres) se estiver voando somente AVIANCA.

O aeroporto de Bogotá é novo e um dos mais modernos que já estive. Há 03 andares com escada rolante e elevador, sendo o último andar com quiosques para alimentação. Há wifi grátis no aeroporto, várias lojas e casas de câmbio para turistas. Meu conselho para o viajante é que ele fique neste terminal enquanto espera o horário do seu voo para San Andres(voo sai de outro terminal ).

 
O viajante deverá seguir alguns procedimentos ao chegar em Bogotá:

1)Chegando ao aeroporto de Bogotá deve-se dirigir ao controle de imigração. Se tiver muitos voos chegando no mesmo horário haverá fila, no entanto há muitos atendentes e a espera não é tão longa assim. No nosso caso, a atendente perguntou a profissão em espanhol e o motivo da viagem. Respondi em inglês, o que ela pareceu não entender bem. Carimbou nossos passaportes e pronto! Já estamos na Colômbia.
2) No voo de ida com a Avianca, o viajante receberá uma guia de declaração de entrada de bens no país em espanhol. Deverá preenchê-la e guardá-la para ser entregue após passar pelo controle de imigração (logo depois de atravessar o salão de esteiras de bagagens). Se você é um viajante a passeio, provavelmente vai preencher “não” a maioria das assertivas. Deve incluir também o endereço que vai ficar hospedado em San Andres bem como o nome do estabelecimento.

transfer aeroporto doméstico Bogotá El dorado
3)Transfer para o terminal doméstico: A Avianca opera voos domésticos do terminal 2 do aeroporto El Dorado em Bogotá, ou seja, o viajante chegará de seu voo do Brasil no aeroporto de Bogotá e deverá pegar um transfer para esse outro terminal. O viagemdeverdade vai te ensinar como fazer isso. Ao passar por todas as “barreiras” dentro do aeroporto, chegará na área “pública” do aeroporto. Dirija-se ao térreo do aeroporto e siga pelo corredor até chegar a saída 08. Nesta saída, você encontrará o ponto do ônibus que te levará gratuitamente ao terminal de voos domésticos da AVIANCA. São ônibus azuis ou brancos, operados pela empresa OPAIN S.A. O deslocamento leva cerca de 15 minutos.


4)Tarjeta de turismo: Para entrar na ilha de San Andres é necessário preencher e pagar uma guia para ser entregue ao chegar ao aeroporto de San Andres. O valor a ser pago é fixo por pessoa. Eu e muitos outros viajantes no mesmo voo, ficamos esperando que entregassem-nos a guia. Isso não aconteceu e na fila do embarque do voo para San Andres em Bogotá, a atendente pergunta: “tarjeta de turismo?”. Eu: “No”. A atendente me explicou que eu já deveria estar com a guia na mão paga e que esta guia deveria ter sido recolhida no guichê da Avianca. Deixaram-nos esperando ali do lado, enquanto outra atendente recolheu o valor de $46.000 pesos colombianos (que eu já havia trocado na casa de câmbio do aeroporto) e foi buscar a guia e o troco. (TUDO ISSO NA FILA DO EMBARQUE!)
DICA IMPORTANTE: Guarde a tarjeta de turismo pois ela será solicitada na volta!

tarjeta de turismo san andres colombia


No aeroporto de San Andres:

Chegada em San Andres: Entre na fila para a entrega da tarjeta de turismo. Após siga em frente e já estará no salão de esteiras para recolher a sua bagagem. Torça para que sua bagagem tenha chegado, pois a Colômbia tem um alto índice de extravio de bagagem. Vi alguns viajantes dando pulos de alegria quando a mala tinha chegado. Pensou que já acabou né? Não. Ainda não. Agora você vai pegar outra fila para ser revistado por um policial de seu sexo e logo em seguida terá que passar toda sua babagem (malas normais e de mão)  por mais uma esteira de raio-x. Saindo do aeroporto você encontrará alguns taxis a sua disposição e se o seu hotel for no centro de san andres deverá ser cobrado o valor de $10.000 pesos a $15.000 pesos. Lembrando que em San Andres não usa-se taxímetro. Pergunte o valor antes.

Voo de volta:

Saindo de San Andres:

Cartão de isenção de imposto: Ao chegar no aeroporto de San Andres para o seu voo de volta, o viajante deve se dirigir ao  balcão do próprio aeroporto para recolher a “tarjeta de exención de impuesto”. Com a tarjeta em mãos dirija-se ao check-in para despachar a babagem.

imposto san andres


avianca onibus transfer bogota A volta é bem mais tranquila que a ida. Ao chegar em Bogotá, haverá um ônibus da empresa Avianca para te levar ao terminal internacional gratuitamente. O pessoal da conexão te levará ao local deste ônibus.  Chegando ao terminal internacional, você poderá se dirigir ao portão de embarque e haverá um controle de emigração em que carimbarão seu passaporte.


problema mala colombia san andres aeroporto
Mexeram na minha bagagem: Ao chegar a meu destino final no Brasil, Rio de Janeiro, esperamos pelas babagens na esteira e para a minha surpresa, uma de nossas malas estava envolta em um plástico. O zíper estava aberto. Haviam vasculhado a nossa bagagem. Chamamos um funcionário da Avianca e ele nos levou até uma balança. Para a nossa sorte, o peso continuava o mesmo. Não haviam levado nada. O funcionário da Avianca foi prestativo e nos ajudou colocando o zíper no lugar. Dos males o menor! Ele nos explicou que é um procedimento comum nos aeroportos da Colômbia e que a revista na mala poderia ter sido feita até mesmo pela polícia da Colômbia.

27 comentários:

  1. Muito boa as dicas, está me servindo. Já estou com as passagens compradas e o hotel reservado.

    ResponderExcluir
  2. Tenho uma dúvida: Meu voo de volta tem uma conexão de 22 horas no Peru e outra de 22 horas em Bogotá em ambas as escalas vou poder retirar minhas malas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente não. Se os dois trechos forem com a mesma companhia aérea e você comprou a passagem desde a cidade de partida até o seu destino final na mesma compra, acredito que não. Leve uma mochila de mão com algumas peças mas sempre é bom ligar na cia aérea e perguntar para ver se há essa possibilidade.

      Excluir
    2. Estou nessa mesma situação, tenho uma escala de 22 horas em Bogotá e outra de 22 horas em Lima, queria saber se poderei tirar minhas malas. Vou ligar agora para a Avianca.

      Excluir
    3. Já trabalhei em companhia aérea, e nestes casos de escala longa é autorizada a retirada, o procedimeto padrão é ela ser despachada até o destino final, mas em casos de conexão com mais de 8h é autorizada a retirada, a pesar da bagagem ser despachada até o destino final. Se ela não passar na esteira é só solicitar a um funcionário que ele busca ela pra você.

      Excluir
  3. Oi, o meu voo será pela TAM/LAN. Na ida tenho 8h de conexão em Lima e na volta 16h em Bogotá. Sabe me dizer se em ambos posso sair do aeroporto, dar uma volta pela cidade e depois reembarcar? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, depois que passar pelos procedimentos de imigração! Você pode! Só confirme com a sua empresa se as suas bagagens você vai pegar mesmo no destino final e se há necessidade de novo check-in. Havendo dúvida, conte conosco aqui no blog ou no instagram @viagemdeverdade.

      Excluir
  4. ótimas dicas!!! estou com hotel e passagens compradas para Cartagena e San Andres. Lendo seus post fiquei com dúvidas em relação a taxa de entrada na Ilha e sobre o Cartão de isenção de impostos. A taxa de entrada, o formulário, é fornecido pela Cia Aérea? sairemos de Cartagena para chegar a San Andrés, vôo Copa. E o cartão de isenção, como consegui-lo?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elinha. Obrigado pela visita. Acho que você leu depressa o texto que eu escrevi. Ambos você terá que pedir. Resumindo: Tarjeta de turismo: Onde? Guichê da Cia aérea em Bogotá na IDA. Cartão de Isenção de impostos. Onde? Guichê do aeroporto de San Andres NA VOLTA. Pergunte para os funcionários da sua cia aérea e eles indicarão para você. O viagemdeverdade deseja a você uma ótima viagem! Abraço

      Excluir
  5. Mais uma vez venho aqui pedir um auxilio: Meu voo é pela COPA com conexão no Panamá. Você sabe me dizer se no aeroporto de lá eu consigo trocar dólar pelo peso colombiano? Porque pelo que entendi a taxa de turismo é paga logo no aeroporto de San Andres e, se não conseguir trocar algum valor no Panamá por peso, chegaria em San Andres somente com dólar. Eles aceitam o pagamento dessa taxa em dólar?

    ResponderExcluir
  6. Olá Aldair. Infelizmente desa vez não vou ter uma informação precisa. Minha conexão foi em Bogotá e pela Avianca. A sua é no Panamá e pela Copa. O que eu posso te dizer é que a tarjeta eu paguei no guichê da avianca em Bogotá. Cheguei em San Andres com a tarjeta em mãos. Quanto ao dinheiro, acredito que haja casas de cambio no aeroporto no Panamá e você consiga trocar por pesos. Tenho quase certeza que aceitam dólar para comprar a tarjeta. Já vai fazer dois meses que voltei, então não estou me recordando direitinho. Vou ficar te devendo dessa vez. Abraço e Boa viagem.

    ResponderExcluir
  7. PARA ESTA VIAGEM E NECESSÁRIO PASSAPORTE?

    ResponderExcluir
  8. Olá, em Bogotá vou fazer uma escala de oito horas e quero sair do aeroporto. Sabem me diZer se tem taxa de entrada no pais e se sim, de quanto é essa taxa.

    ResponderExcluir
  9. Olá... Você falou a respeito do "carimbo de passaporte" e isso me gerou uma dúvida. Voos para San Andres com escala em Bogotá e Lima não necessitam passaporte, certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qualquer voo para fora do país necessita de passaporte. O q não precisa é o visto.

      Excluir
    2. Qualquer voo para fora do país necessita de passaporte. O q não precisa é o visto.

      Excluir
    3. Informação equivocada, para países do Mercosul, apenas RG em bom estado e com menos de 10 anos de emissão. Abs!!

      Excluir
  10. Agradecer muitoooooo ao blog pelas dicas, estou indo essa semana, me ajudaram demais!!
    Muito obrigada, continuem esse trabalho.

    ResponderExcluir
  11. Olá, meu voo tem conexão em lima, apenas 40 minutos. É tempo suficiente? Estou preocupada em perder a conexão para Bogotá.

    ResponderExcluir
  12. 40 minutos é suficiente para conexão?

    ResponderExcluir
  13. Oi, eu sou de Porto Alegre; tenho uma dúvida (talvez estúpida):

    Precisarei fazer um curso em Bucaramanga na Colômbia ( uma semana de curso), na semana seguinte, minha namorada irá viajar "diretamente" para San Andrés e eu irei sair de bucaramanga para lá.
    Minha dúvida é na minha compra de passagem aqui, pois eu coloco em um trecho Porto Alegre - Bucaramanga (dia X), e depois de uma semana coloco um trecho de Bucaramanga - San Andrés (dia y).

    A minha bagagem estará em bucaramanga no dia X ou apenas no dia Y?

    ResponderExcluir
  14. Boa noite. Vou voltar de San Andres para São Paulo pela Copa e faço a conexão em Cartagena de 18 horas. Posso sair do aeroporto? Terei que realizar novo check-in e pagar alguma taxa por ter saído?

    ResponderExcluir
  15. Boa noite. Vou voltar de San Andres para São Paulo pela Copa e faço a conexão em Cartagena de 18 horas. Posso sair do aeroporto? Terei que realizar novo check-in e pagar alguma taxa por ter saído?

    ResponderExcluir
  16. Boa noite. Vou voltar de San Andres para São Paulo pela Copa e faço a conexão em Cartagena de 18 horas. Posso sair do aeroporto? Terei que realizar novo check-in e pagar alguma taxa por ter saído?

    ResponderExcluir
  17. Oi Boa noite,
    Nossa....Parabéns pelas dicas!!!

    Fiquei com algumas dúvidas....
    Faço mochilao para várias cidades... Pretendo ir para San Andres só de IDA,para pegar de San Andrés para um outros Destinos como: Santa Marta por exemplo assim chegando de volta para Bogotá.
    Dúvidas: Minha mala tem 15 a 17k e agora? Posso entrar e sair assim? Porque da Bolivia até o Peru deu tudo certo.Na Colombia sendo os mesmo sitios, acredito que possa né?
    No aguardo.

    um abraço,
    Danielle

    ResponderExcluir
  18. tenho uma duvida, vou para san andres no dia 29/11/2017 e gostaria de pegar um voo no mesmo dia para Cartagena, sem sair do aeroporto. eu preciso pagar a taxa de entrada na ilha???
    QUal melhor opção para ir apra Cartagena sendo que já comprei a passagem SP ESCALA BOGOTA SAN ANDRES?

    ResponderExcluir
  19. Chegarei dos EUA em Bogotá, pela Copa Airlines, e tenho 2 horas e 20 min para embarcar em outro vôo, agora da Avianca junto com minha esposa e filha, rumo ao Brasil, o tempo é suficiente? Você tem alguma dica/orientação?
    Grato.
    Marcelo

    ResponderExcluir