O @viagemdeverdade também está no Instagram. Siga-nos!

sábado, 26 de abril de 2014

San Andres: Compras

San Andres não é só sol e mar. A ilha é zona isenta de imposto. Um "freeshop" ao ar livre, como alguns constumam chamar. Tem até alguns calçadões para o turista fazer compras, como esse da foto abaixo. O comércio funciona de segunda a sábado, das 9h até as 20h (algumas lojas até as 22), com um intervalo de algumas horas após o meio-dia. Algumas lojas abrem também no domingo em horário diferenciado. 

compras calçadão san andres

O que é mais barato em San Andres? Perfumes importados, cosméticos e bebidas alcoólicas principalmente. Há uma boa variedade de vinhos, especialmente chilenos e espanhóis, por um ótimo preço.  Você poderá conseguir um bom desconto nos eletrônicos também, mas nada surpreendente pelo que vi lá. Senti falta de mais lojas com produtos de San Andres, vendendo camisetas, souvenirs, e produtos locais. Compramos alguns doces colombianos na Britt do aeroporto internacional de Bogotá, mas preço de aeroporto vocês já sabem como é!

Onde eu comprei? A maioria das coisas compramos na Super Jacky e JR. 

O que eu comprei no comércio? 1) Comprei uma mala média azul bem bonita para mim, mas não lembro o nome da loja.  Paguei $100.000 pesos e chorei o desconto em "portunhol". A vendedora até subiu em cima da mala pra provar que a mala era forte! Foi engraçado comprar nessa loja! 
2) Vinhos. Achei vinhos franceses e californianos em apenas uma loja, "Super Jacky" (apenas $16.000 pesos). Vinhos Chilenos são bem mais comuns e você pode comprar um vinho excelente por $20.000 pesos. Amarula, compramos em uma promoção: 03 de 750ml por $33.000 pesos na mesma loja.
3) Chocolates achei que poderiam ser mais barato. De toda forma, são mais baratos que no Brasil. Compramos Toblerone e Godiva.
4) Não compramos perfumes importados de marcas famosas, mas se fosse comprar, compraria na "La Riviera", evitando assim fugir das falsificações que são muito comuns na ilha. Uma outra brasileira disse que conseguiu um bom desconto nos perfumes dessa loja.  Eu,sinceramente, achei a "La Riviera" bem cara. 
5) Como bons turistas, compramos"coisinhas" que achamos diferentes: balas que não vendem aqui e até sabonetes Harmony com cheiro bom de fruta. (compramos um monte na promoção de 15 sabonetes por $5.000 pesos, rs)
6) Compramos também um par de tênis Nike Shox, branco e preto, em uma promoção de uma loja do centro. Pagamos $140.000 pesos. 
barato comprar san andres 7) Não compramos o famoso pó de café colombiano Juan Valdez, pois achamos bem caro. (mais de $20.000 pesos o pacote de 500g). Outra coisa cara lá são roupas de marca. Não vi vantagem. 

A dica é não perder a cabeça, e se você for trazer bebidas (pois são pesadas), lembrar sempre que existe limite de peso no avião. Nós deveríamos ter lembrado disso! rs Carregamos o limite de peso permitido na bagagem e foi um alívio não ter que pagar por excesso. 

 A seguir uma lista com o preço de algumas de nossas compras: 

Lata de Bolachas dinamarquesas: $9.000 pesos   
Vinho californiano e francês – $16.000 cada 
Vinho espanhol – $21.000 pesos
Amarula – 3 de 750ml por $33.000 pesos 
Champanhe Californiano: $15.000 pesos
Lata de Perfume inglês Daniel Banks $22.500 pesos
Barra Chocolate Godiva – $10.500 pesos 
Arcor Butter Toffee – 3 por $18.000 pesos

LIMITE DE COMPRAS PERMITIDO: As compras trazidas do exterior estão sujeitas ao limite global de $500,00 por pessoa estabelecido pela Receita Federal (cota de bagagem). A franquia isenta para bebidas alcóolicas é feita por volume e não por preço, e isenta 12 litros de bebidas. Quanto aos souvenirs e pequenos presentes, de valor unitário inferior a US$ 10,00, é permitido 20 unidades, no total, desde que não haja mais do que 10 unidades idênticas.  O viajante pode ainda adquirir, com isenção de tributos, nas lojas "duty free" dos aeroportos, após o desembarque no Brasil e antes de sua apresentação à fiscalização aduaneira, mercadorias até o valor total de U$ 500.00. Esse valor não é debitado da cota de isenção de bagagem a que o viajante tem direito.
(Fonte: Site da Receita Federal)

13 comentários:

  1. Amarula por 5,5 dólares, incrível, nunca vi tão barato!
    Agora o café Juan Valdez tava bem caro hein, 20,000 pesos por 500mg dá 40 milhões de pesos o kg, rs.... Acho que sobrou um "m" aí antes do "g".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruno! Tem razão! rs... Já corrigi! Acabei de colocar no ar o post sobre Johnny Key e Acuario. Dá uma olhada lá. Obrigado pela visita. Abraço

      Excluir
  2. Eu vou me embriagar de Amarula naquele paraíso.

    A polícia encrenca muito com bebida lá? Pretendo alugar um carrinho pra dar a volta na ilha e, lógico, quero estar "abastecido".... Eles costumam parar? Averiguar uso de bebida alcoolica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Eu fiz um post específico sobre a "volta na ilha"(link abaixo) e lá eu conto sobre a minha experiência com a polícia. Em resumo, eles não costumam implicar com os turistas. Obrigado pela visita e precisando, conte conosco aqui no blog ou no instagram @viagemdeverdade. Abraço
      (http://viagemdeverdade.blogspot.com.br/2014/04/san-andres-volta-na-ilha-carro-de-golfe.html

      Excluir
  3. O que são estes pacotinhos sabor frutas à esquerda na foto das compras?

    ResponderExcluir
  4. Bruno, os pacotinhos são sabonetes...
    Eu pretendia trazer mtos kg de café, agora acho q vou repensar pq vejo q eles diminuiram a qtde do café mas o valor permanece o mesmo (de 340g para 283g). Tb tinha ouvido falar q chocolate era barato....
    abçs, Karina

    ResponderExcluir
  5. esqueci de perguntar se tem lojinhas (M&M, Juan Valdez) no aeroporto de San Andres...como a ilha já um lugar com preços baixos, imagino que não tenha free shop
    Karina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Karina. É você que já está em San Andres? Não sei se estou fazendo confusão. Se for conte como está e fique a vontade pra deixar dicas. Respondendo, eu lembro de ter visto uma loja bem grande da Juan Valdez no aeroporto internacional de Bogotá. Tem café pra todo gosto. Esses produtos regionais, você vai achar com mais variedade no aeroporto de Bogotá, após o check in, na área restrita. Tem um monte de loja e com preço melhor do que as do lado de fora. (área pública). Em San Andres tem dutyfree sim, mas se não me engano, é dutyfree da La Riviera, que já tem várias filiais no centro de san andres.Obrigado pela visita. Abraço

      Excluir
  6. ainda não estou em San Andres, vou dentro de 2 semanas... não passarei por Bogotá, vou direto p Cartagena onde ficarei 3 dias e dpois fico 5 dias em San Andres. Obrigada pela informação do dutyfree.
    Abçs, Karina

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Olá, quanto de bebida é permitido trazer ? Posso despachar ou trazer na não ?

    ResponderExcluir
  9. Ainda não entendi o modus operandis desse blog, já que fiz uma pergunta e apagaram, mas vou tentar te responder rápido antes que apaguem. Não André, não tem loja da Apple, mas se pesquisar, dá para conseguir bons preços, vou te dar um exemplo, levei a minha GoPro 3+ Black e lá o preço da 4 estava inferior ao que eu tinha pago na 3 nos eua, ou seja, dava para ter comprado a 4 e vendido a 3 aqui no brasil e não ter "custo", mas como já carrego muitos equipamentos, não queria ter problema com a receita na volta. Abraços

    ResponderExcluir