O @viagemdeverdade também está no Instagram. Siga-nos!

domingo, 6 de abril de 2014

San Andres: Centro (primeiro dia)




Neste post abordarei como é o centro da ilha e darei dicas de quais as providências o viajante recém chegado deve tomar em seu primeiro dia.


O centro da ilha é tomado pelo comércio. Várias “lojinhas” e “lojonas” de produtos importados (post sobre compras aqui) e um trânsito daqueles. Quanta moto e como gostam de buzinar! Não utilizam capacete e uma moto é usada para carregar até 03 passageiros. (vi vários casos assim, por isso relato). No quesito segurança na ilha, surpreendi-me positivamente. A polícia está presente nas ruas e facilmente encontra-se um agente de colete amarelo. Eu me senti seguro. Um taxista me disse algo que não esqueci: “Aqui se morre mais pelo trânsito do que pela criminalidade”. Por tudo o que vi, estou inclinado a acreditar. Não tirei fotos do centro comercial, mas achei um vídeo que ilustra o local:




É bom lembrar que o viajante recém chegado a San Andres deve tomar algumas providências para que aproveite ao máximo sua estadia:

1)Comprar “las zapatillas para la playa”: Item indispensável para andar em trechos de praia em que tem muita pedra. As sapatilhas serão muito úteis para que o viajante não corte o pé ou escorregue. Você, viajante, não irá encontrá-la em grandes lojas de tênis, mas sim em “lojinhas” de acessórios para praia. Pagamos 10.000 pesos o par.
2) Comprar Snorkel e máscara: A ilha tem vários pontos de mergulho e mesmo para quem não é mergulhador “de carteirinha”, pode-se fazer snorkel nas praias. Compramos o nosso kit com snorkel e máscara por $20.000 pesos cada, na mesma loja que achei a sapatilha. A dica é dar preferência às máscaras de silicone e que o snorkel tenha válvula na ponta para não entrar água. (desculpem-me pela linguagem não técnica rs)

2) Reservar o passeio a Cayo Bolívar caso tenha interesse: Sobre esse passeio falarei depois em outro post. Há muitas considerações a se fazer, mas por ora adianto que é um passeio que não sai todos os dias e depende das condições marítimas.

3) Trocar dólares em um banco da ilha: Nós fomos ao Bancolombia que fica no centro da ilha e não tivemos problemas. Recomendo a troca de dinheiro neste banco. Ao chegarmos lá, uma senhora gritou que trocar moeda era o último guichê. Como será que ela sabia? Será que eu pareço muito com um turista? rs Tenho a impressão que sim. O gerente que nos atendeu me pareceu muito honesto, conferiu o dinheiro na nossa frente e demonstrou como chegou ao valor final.

Feito isso, agora é hora de aproveitar a praia. E que praia! No próximo post, trago a vocês a praia do centro (link aqui) . 


foto avião vista aérea san andres colombia

8 comentários:

  1. To me apaixonando por San Andrés...

    Ai meu bolso =\

    ResponderExcluir
  2. Quanto estava o câmbio quando trocou os dólares por pesos no banco?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruno. Estava cerca de 2.000 pesos o dólar, um pouco mais que o dobro.
      Agradecemos a sua visita no blog. Não custa lembrar que também estamos no instagram @viagemdeverdade. Qualquer dúvida estamos por aqui!

      Excluir
    2. Obrigado pela resposta e parabéns pelo blog!

      Excluir
  3. Olá;

    Em primeiro lugar... parabéns pelo seu blog. Ele é muito informativo e muito bem escrito e organizado!

    Estou programando minha viagem pra San Adres e gostaria de sua opinião em três questões:

    1) COM RELAÇÃO A SEGURANÇA - Você falou aqui que lá é um local que vc se sentiu segura. Gostaria de sua confirmação com relação à isto. Li em alguns lugares pessoas falando que lá é perigoso e que é rota de trafico... como nunca estive na colombia acabei ficando com receio... Vc se sentiu segura lá? Teve algum problema com relação à isto? Nos locais turisticos lá e praias é seguro?

    2) Eu tenho um filho de 2 anos. Se eu ficar em um hotel de boa estrutura.. vc acha que vai dar pra aproveitar os passeios lá? Vai dar pra levar ele ou fica complicado pra um bebe?

    3) Por ultimo.. estou querendo ir pra lá agora na primeira semana de setembro.. Vou ter alguns dias de folga aqui no trabalho e também está tendo promoção de passagem aerea pra lá... Vc sabe me dizer se lá é do tipo lugar que chove muito.. dia e noite.. ou é tipo no nordeste brasileiro aonde chove somente durante algumas horas e não chove todo dia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anderson. Obrigado pela visita e pelos elogios ao blog. Muito bom ler! Vou responder as suas perguntas por tópicos igual você fez. 1) Sim. É seguro. No centro da ilha se vê muito policiamento. A segurança nos aeroportos também é bem reforçada. Como em todo lugar é só não dar chance ao azar. 2) Ter um filho de dois anos não te impede de fazer passeios, exceto Cayo Bolivar (narrei aqui no blog). Nâo vejo problema em fazer os demais passeios, a não ser que você sinta que ele dará muito trabalho. Há passeios em carrinho de golfe pela ilha e também que percorrem meia horinha de lancha para chegar nas ilhas próximas. 3)Você vai em setembro. De outubro a dezembro que é pior e pode chover e ventar muito. Fui em Maio e não vi chuva alguma. Espero que as 12 postagens sobre San Andres do Blog lhe sejam bem úteis. Você pode nos seguir também no instagram: @viagemdeverdade. Abraço

      Excluir
    2. Obrigado pelo retorno... mas mudei de ideia...

      Alterei minhas ferias... vou em setembro pra Bahia (Itacaré) e vou deixar pra ir pra San Adrés em abril de 2015... Assim não corro o risco de gastar pra ir lá e pegar um tempo ruim... Sou louco pra conhecer lá então prefiro fazer isto em uma época melhor.... Certamente vou ler todo o blog pra ver as dicas e experiências suas lá... Obrigado...

      Excluir
  4. Olá Lucy. Obrigado pela visita. Cada hotel tem sua política de reserva, então cada caso é um caso. Normalmente eles pré-reservam somente para verificar se há limite e não há efetivação de débito no cartão neste momento. Em ambos os hotéis que eu fiquei o pagamento foi feito com base em pesos colombianos. Em um dos hotéis paguei com dinheiro. Caso você pague com cartão há todos aqueles encargos que já mencionei aqui no blog. O banco que fiz o câmbio é no centro sim, próximo do hotel noblehouse. Espero que você aproveite sua viagem e vale lembrar que estamos também no instagram @viagemdeverdade. Abraço

    ResponderExcluir