O @viagemdeverdade também está no Instagram. Siga-nos!

domingo, 27 de abril de 2014

San Andres: Acuario e Johnny Cay

Um dos passeios mais famosos para quem visita a ilha é ir ao "Acuario natural" e "Johnny Cay". Fizemos os dois no mesmo dia.

Nosso passeio saiu às 10h da manhã da Marina Porto Fino, que fica ao lado do restaurante La Regatta. No período da manhã este passeio sai com bastante frequência. (de 15 em 15 minutos pelo que nos informaram, todos os dias). Não agendamos previamente com o hotel. Chegamos na marina e logo fomos abordados por um vendedor na porta, oferecendo o passeio por $15.000 pesos por pessoa. A empresa te leva em uma lancha que cabem cerca de 20 pessoas. Todos vão com colete e acompanhados de um guia. Cada embarcação tem um nome e você deve se atentar para o nome da sua. 

A primeira parada é o "Acuario Natural", que fica ao leste de San Andres e demora cerca de 20 minutos para chegar. Vamos nos aproximando e o mar vai ficando azul, azuuul... (foto tirada dentro do barco abaixo). Nessas horas a gente entende porque San Andres tem fama de ter "o mar de 7 cores".

mar azul san andres piscinita


piscinita san andres Chegando lá, você vê a maravilha do mar, mas também a aglomeração de pessoas: vendedores, turistas, barqueiros...todos juntos em um local que não é tão grande assim. Aqui a viagem é "de verdade", então é minha obrigação não iludir vocês! rs Deixando isso de lado, o local, sem dúvida nenhuma, é lindo! Na chegada, o barqueiro leva o grupo para dentro de um quiosque de madeira para apresentar o local. Guardamos nossas coisas em um armário com chave nesse local por $4.000 pesos e recebemos instruções sobre o horário e o local para pegar o barco novamente. O barqueiro ofereceu o passeio do "barco com fundo de vidro" por $20.000 pesos, mas não fizemos. Li muita gente na internet dizendo que não compensava e além disso, o tempo de permanência no Acuario é muito curto para dividi-lo com outra atividade.

Ficamos lá cerca de 1h30min. Aproveitamos o tempo para fazer snorkel com os peixinhos e tirar muitas fotos. A água é incrivelmente transparente! Nesse local da foto abaixo, forma-se um faixa de areia com mar dos dois lados. Uma maravilha!

haynes cay

Ao lado do Acuario, pode-se ir caminhando,com água na cintura, até a ilha que fica ao lado, chamada Haynes Cay. (abaixo está uma foto desta ilha tirada desde o Acuario).



Eu achava que poderia me virar sem uma capinha para máquina, mas a verdade é que estando no "Acuario", é praticamente impossível você não querer caminhar na água com a sua máquina em mãos. Uma brasileira que conhecemos perdeu duas máquinas assim. Uma das nossas máquinas danificou-se também. Por sorte era antiga e tínhamos outras. Olha que nem derrubamos ela na água! Ela simplesmente parou de funcionar.(Por que? Vai saber né...umidade, maresia, etc.)  Dica do viagemdeverdade:  Não seja mão de vaca e compre uma capinha! rs Vão te vender no momento que você for fazer algum passeio de barco. Assim,  você poderá proteger sua máquina da água do mar um pouco mais. Compensa viu! 

A nossa embarcação chegou para nos buscar, então já era hora de ir para Johnny Cay. A ilha fica em frente à praia do centro de San Andres e demora 15 minutos o trajeto até lá. Logo na chegada, há a cobrança de uma taxa de preservação de $5.000 pesos por visitante. Quando o grupo terminou de pagar a taxa, o guia nos levou para um restaurante para dar instruções e sugerir o almoço. Finalmente, saímos a pé para explorar a ilha. Aqui o mar também é muito azul, porém com ondas. 

ilha de johnny cay praia


Johnny Cay é bem maior que Acuario e tem estrutura para o turista: sombras de coqueiros, mesas e tendas de praia com espreguiçadeira. Há também alguns restaurantes e barraquinhas. Foi nessa ilha que achei um vendedor, ao estilo Bob Marley, vendendo artesanato de San Andres. Era figura muito simpática e quando nos abordou informou que falava espanhol e inglês creole. Quando dissemos que éramos do Brasil ficou todo contente! Comprei um quadrinho de San Andres dele por $25.000 pesos. 

lua de mel san andres

Cenários lindíssimos para suas fotos não vão faltar! No canto da ilha, em uma parte mais vazia, forma-se uma piscina natural rasa de água quentinha e transparente, com uma rocha bem grande ao meio. Lindo! 

piscina natural san andres colombia


refeição san andres pescado
Após nossa caminhada na praia ao redor da ilha, pedimos nosso almoço (que não está incluso no passeio) em um dos restaurantes. Comemos filé de peixe, patacón e arroz, com refrigerante super colorido incluso. (Custou $20.000 por pessoa). Havia outras opções como: peixe inteiro (com cabeça e tudo) e frango. O prato estava gostoso, mas depois do almoço dá uma preguiça né?! Foi nessa hora que tivemos a ideia de estender a toalha e deitar na grama embaixo de um coqueiro. Super relaxante e gostoso! A ilha de Johnny Cay é toda tomada por coqueiros! Escolhemos o nosso canto e lá ficamos... até quase a hora de ir embora (às 15h). 

coqueiros san andres johnny cay

Na hora de ir embora, é só chegar próximo ao pier de Johnny Cay (é o mesmo lugar que você chegou), e esperar chamar. No caso da marina Porto Fino, há um ponto de referência: uma pequena placa com o nome das embarcações e as pessoas formam uma fila ali. Você pode embarcar para voltar para San Andres em qualquer uma das embarcações da empresa.  
Só de escrever para vocês dá saudade! Que dia gostoso foi esse! Quero que vocês aproveitem muito este paraíso e se precisarem de dicas, contem comigo! 

Também estamos no Instagram: @viagemdeverdade 

13 comentários:

  1. Olá, tudo bem? Cheguei no seu blog através dos Melhores Destinos.

    Eu estou indo com a patroa agora no começo de junho e estou com algumas dúvidas.

    Você acha que três dias é suficiente pra conhecer os principais passeios? No nosso primeiro dia, o voo chega as 11h20m da manha. Imagino que após deixar as malas no hotel, por volta das 13h iremos às praias. Esse horário ainda se consegue pegar esses barcos pra Johnny Cay e Aquario? Tem limite de horário pra ficar lá? É verdade que maio/junho/julho chove muito lá?

    Obrigado.

    Seu blog está muito bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Sim. 03 dias inteiros são suficientes: 1) Praia do Centro 2) Volta na Ilha 3) Johnny Cay e Acuario. Nesse primeiro dia de vocês, recomendo ficar na praia do centro mesmo. Vocês vão estar mais cansados também. Normalmente a ilha de Johnny Key funciona só até as 15h para os turistas e ainda que você consiga pegar o barco para Johnny Cay, ficaria muito corrido se você sair às 13h. Quanto à possibilidade de chuva, vou recomendar que você leia a primeira postagem de San Andres.(link abaixo) Lá eu falo sobre o clima em cada mês. Tem muita coisa no blog, Esse post tem a informação sobre clima que você precisa e é o primeiro de uma série de postagens sobre a ilha. Sugiro que você leia todos. Vão te ajudar muito tenho certeza. Obrigado pela visita e é bom lembrar que também estamos no instagram @viagemdeverdade.
      Link para o post que eu te falei http://viagemdeverdade.blogspot.com.br/2014/04/inicio-do-blog-san-andres-caribe.html

      Excluir
  2. Você sabe me dizer se lá rola alguma coisa a noite na 2ª, 3ª e 4ª? Há algum reggae ou coisa do tipo? Ouvi falar também de uns passeios noturnos em barco, com musica e buffet incluso.. Se souber de algo sobre isso, por favor me dê umas dicas.

    Vou ler tudo aqui, alias, vou imprimir tudo kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Olha, fora da alta temporada acredito que essas festas aconteçam mais nos finais de semana. O local mais famoso chama-se "Coco loco" mas infelizmente não fui. Ouvi dizer de um passeio noturno que chama-se "Noche Blanca" em um barco mas preferi ficar em terra firme e aproveitar os restaurantes da ilha. Tem post sobre os restaurantes de San Andres aqui no blog. Dá uma passada lá depois. Link abaixo. Abraço e lembrando que estamos também no instagram @viagemdeverdade. http://viagemdeverdade.blogspot.com.br/2014/04/san-andres-restaurantes.html

      Excluir
  3. Ah, esqueci de perguntar, o serviço de traslado à Johny Cay atende todos os dias, segunda a segunda?

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Você mencionou tudo sobre as praias e atrativos, mas senti falta em relação as acomodações. Sabe me dizer sobre pousadas ou hostels com bom custo-benefício?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá obrigado pela visita. Tratei sobre hospedagem quando tratei do tema "planejamento" e falei também qual é a melhor localização para quem quer ficar perto dos restaurantes da ilha no post chamado "restaurantes". Vou colar os links abaixo para você. Nessa categoria que você procura tem o Noblehouse e o Hostal Mar y Mar. Conte com a gente e se precisar é só escrever. Estamos também no instagram @viagemdeverdade. Dá uma passada por lá. Abraço
      Planejamento: http://viagemdeverdade.blogspot.com.br/2014/04/inicio-do-blog-san-andres-caribe.html
      Restaurantes: http://viagemdeverdade.blogspot.com.br/2014/04/san-andres-restaurantes.html

      Excluir
  5. Olá, estou indo para San Andrés em abril/2015 , esse passeios de San Andres Johnny Cay e Acuario , pode ser feito em dias separados, um dia para cada lugar? ou é pouca coisa para ver e é feito no mesmo dia? Obrigada

    ResponderExcluir
  6. Essa capinha que você diz deve ser comprada mesmo se a a máquina for a prova d'agua?

    ResponderExcluir
  7. Olá,

    você sabe me dizer se dá pra fazer esses passeios em San Andres sem saber nadar?

    ResponderExcluir
  8. Olá, para fazer snorkel paga?? Tem por la ou vc levou o seu??? Obrigada!! ótimas dicas!

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?
    Vou em março 2017
    Vou ficar 12 dias, vc poderia passar um roteiro de passeios?
    Vale a pena comprar os passeios pena net?
    paullo_moraes@hotmail.com
    Obrigado.

    ResponderExcluir