O @viagemdeverdade também está no Instagram. Siga-nos!

sexta-feira, 4 de abril de 2014

San Andres - Caribe Colombiano: Planejamento. (Início do Blog)

O viajantedeverdade começa sua vida como blogueiro contando a experiência de viajar ao caribe colombiano, San Andres. Segue adiante o comercial que promove o turismo na Ilha de San Andres: 

Adoro viajar para destinos de praia e sempre tive o sonho de conhecer o caribe. Neste post, começo com o planejamento da viagem e nos posts seguintes pretendo descrever como é a ilha, passeios, restaurantes e hotéis em que me hospedei. Tudo isso com muitas fotos e dicas legais para quem vai viajar para San Andres. Fique ligado!

A compra de passagens:

A viagem começou a ser planejada quando tive conhecimento de uma promoção da AVIANCA divulgada pelo site do melhoresdestinos. Consegui comprar duas passagens para Março de 2014, saindo do Rio de Janeiro, por um preço excelente.  Tive a vantagem de me programar com bastante antecedência e estar com as passagens pagas ao tempo da viagem. 

Quando ir a San Andres? 



mês de chuva em san andres colombia
O gráfico ao lado mostra o índice de chuva, mês a mês, na ilha de San Andres. Conforme vemos, os meses mais secos vão de janeiro a Maio. De acordo com minhas pesquisas, de Janeiro a Agosto é bem possível ter a maioria dos dias com sol e calor. Como viajante, não arriscaria ir de Outubro a Dezembro, pois vi alguns relatos de pessoas que pegaram chuva e vento nesses meses. 

Como idealizei a viagem a San Andres?  


08 dias de viagem em quarto duplo com banheiro privativo, sendo os 5 primeiros dias com hospedagem em um hotel simples no centro para que pudéssemos explorar a ilha, realizando os vários passeios oferecidos, fazendo refeições nos restaurantes do centro da ilha e ficando o mínimo de tempo possível no hotel. Nos 03 últimos dias, hospedagem em um hotel all inclusive para relaxar em frente ao mar do caribe com todo o conforto e sossego.
(Minha opinião: Não faz sentido algum pagar o "olho da cara" em um hotel all inclusive se há planos de fazer muitos passeios fora do hotel que te ocupam grande parte do dia. Perdem-se as refeições e deixa-se de desfrutar da estrutura do hotel. Só se você tiver dinheiro sobrando...) 

A Reserva de hotéis:

Normalmente realizo as reservas dos meus hotéis pelo site do booking, pois assim consigo realizar uma pesquisa de preços e ainda visualizar as opiniões de clientes que já estiveram nos hotéis. Inicialmente, separei 03 hotéis para a primeira parte da viagem em ordem de preferência: 1) Hostal Mar y Mar (o mais barato entre os listados); 2) Noblehouse Hotel (o mais bem localizado entre os listados em minha opinião); 3) Hostel El viajero.  Hotéis que apresentam bom custo benefício em minha opinião. Optei pelo El Viajero, já que os dois primeiros já haviam se esgotado pelo site e este se encontra localizado no centro, tem wi-fi e cofre, sem custo adicional, além de ficar próximo da praia do centro (10/15min de caminhada) e aeroporto. Fiz outro post (link aqui)  esclarecendo porque a minha estadia no El Viajero não foi agradável e porque não recomendo este estabelecimento para quem procura sossego. 

Obs: Se está em dúvida sobre qual a melhor região para se hospedar no centro, confira o post sobre restaurantes em San Andres. Lá eu dou dica importante sobre qual região se hospedar se você prioriza acesso fácil aos principais restaurantes da ilha. 

Para a segunda parte da viagem, as opções são mais restritas. Após minha pesquisa, selecionei alguns hotéis que considerei oferecer bom sistema all inclusive: 1) Hotel Lordpierre; 2) Hotel Bahia Sardina, 3) Hotel Casablanca; 4) Decameron San Luis.
A rede Decameron praticamente não tem concorrentes a altura em termos de estrutura e sistema all inclusive.  Optei pelo Decameron San Luis entre todos os Decameron da ilha, pois em minha opinião é o que possui melhor praia em frente ao hotel e além disso se localiza na charmosa praia de San Luis. Farei outro post sobre a minha ótima experiência no Decameron. 





23 comentários:

  1. Olá. Estou acompanhando seu relato. Irei para a Colômbia em dezembro e passarei por San Andres no final da viagem. Tem algum passeio que você não recomenda em San Andres? Ouvi falar que no passeio das arraias eles tratam mal os bichos e não gostei da idéia. Você chegou a fazer esse passeio? Pelo que vi, os valores para alimentação em San Andres são bem mais altos do que em Bogotá, Medellin, Cartagena. Você recomenda algum restaurante legal que tenha um custo mediano? Ficarei na hosteria mar y sol e será meia pensão (café da manhã e janta), então para almoçar terei que procurar algum restaurante legal na ilha. Com relação a moeda, acho que vou levar real mesmo, a não ser que o valor para compra do dólar caia; Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Deborah.Como você só vai viajar em Dezembro, peço que continue acompanhando o blog que todas as suas perguntas serão respondidas. Acredito que haverá mais ou menos 10 postagens sobre a ilha de San Andres no blog. Vou dar dicas de restaurantes, locais de compra no comércio e na medida do possível vou informar valores. Muito obrigado pela visita. Tenho certeza que você vai aproveitar bastante.

      Excluir
    2. Deborah, esqueci de dizer e não sei se você já sabe, mas estamos também no instagram @viagemdeverdade. Você pode nos seguir por lá e assim ficará sabendo quando houver novas postagens. Abraço

      Excluir
  2. Adorei o blog!
    vou à Colômbia em agosto e passarei 4 dias em San Andres.
    ótimas dicas!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernanda. A intenção do blog é ajudar futuros viajantes como você. Fico feliz em estar agradando. Haverá cerca de dez postagens sobre San Andres neste blog, então tem muita coisa nova ainda por vir. Espero que você continue nos acompanhando e siga o viagemdeverdade também no instagram, pois assim você ficará por dentro quando houver alguma postagem nova por aqui. Obrigado pelo apoio. Abraço

      Excluir
  3. Obrigada, continuarei acompanhando!

    ResponderExcluir
  4. Olá, obrigada por compartilhar suas informações. Eu e minha família estamos planejando morar em San Andres por 1 ou 2 meses e gostaria de saber como é a infraestrutura na ilha. Li que há falta de água, gostaríamos de saber quanto à velocidade da internet também.. Você indicaria algum lugar específico para morar, onde seja possível alugar uma casa. Qualquer informação é de grande ajuda. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Denise. Não sei se saberei te ajudar tanto. Normalmente o que o turista procura, é diferente do que uma pessoa que vai se mudar para lá precisa. Mas vou tentar! rs Quanto à falta de água, enquanto estive lá não tive problemas. Mas como é uma uma ilha, imagino que seja mais racionado. Quanto à aluguel de casa, não sei dizer. Sei que há alguns apartamento mobiliados que alugam para temporada. Dá uma olhada no booking.com, pois não vou me recordar o nome. Continue acompanhando o blog, ainda há muitas postagens por vir. Siga-nos também no instagram @viagemdeverdade. Agradeço a visita.

      Excluir
  5. Passagem comprada no dia 01/10 à 08/10.
    Será que pego chuva??
    Agora fuuuuudeeeeeeeeeeuu..rsrsrs

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    estou planejando ir a San Andres com meu namorado no reveillon.
    Você tem mais dicas sobre hospedagem? Estou procurando por algo mais em conta.
    Ouvi falar muito bem do Hostel Mar y Mar, mas não encontrei o contato deles. Por algum acaso você teria?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thais. Sempre fecho pelo booking. Você pode reservar por lá que é bem seguro. Os hotéis com bom custo benefício que eu conheço estão neste post. Até há hotéis mais em conta, mas ficam menos bem localizados e estrutura fica bem abaixo do esperado, então não vale a pena. Obrigado pela visita. Estamos também no instagram @viagemdeverdade. Abraço

      Excluir
  7. Parabéns pelo blog. To pretendendo ir em janeiro/fevereiro de 2014, mas na espera de passagens mais em conta ou promoção. Quanto a reserva pelo booking, é necessário realizar todo o pagamento seja percelado ou não quando reserva, ou pedem um valor e restante ao chegar lá no hotel. Sempre reservo direto com o contratante, mas como agora envolve pesos e dolares, acredito pelo booking ficaria mais facil. Att. Eduardo PS: Já to seguindo lá no instagram!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eduardo. Obrigado pela visita e por nos seguir no Instagram. A política de reserva do booking varia conforme o hotel e quarto selecionados. É necessário observar atentamente qual é o caso. Na maioria dos casos, a reserva é feita pelo site, mas o pagamento é feito diretamente ao estabelecimento. Em todos os hotéis que fiquei em San Andres foi assim. Espero que você encontre um preço bom pra comprar sua passagem logo. Abraço

      Excluir
  8. Olá, adorei seu blog, as dicas são ótimas. Entretanto, não encontrei o post sobre o Decameron San Luis e gostaria de saber como foi sua experiência no hotel. Como é o transporte? é fácil visitar e usufruir dos outros hotéis da rede?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Josiane. Obrigado pela visita. Como você pode ver escrevi MUUUITO sobre San Andres e fui deixando a postagem sobre o Decameron para depois. rs Finalmente, e graças ao toque que você me deu, postei o último post da série de San Andres sobre o Decameron San Luis. Espero que te ajude e qualquer coisa estamos aí. Já comprou suas passagens? Quando você vai? Abraço

      Excluir
  9. Ficou excelente a descrição!!! Muito obrigada. Decidi ficar lá mesmo. Já vou mês que vem. Ansiedade máxima!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Vai ficar no Decameron San Luis também? Sério Josiane? Queria estar no seu lugar. Que saudade! Eu adorei ter ficado lá. Tinha me planejado pra conhecer os outros Decameron e acabei ficando por lá mesmo (comendo o dia inteiro rs). Boa viagem e quando voltar passa aqui pra deixar o seu depoimento sobre o hotel e as atrações da ilha. Abraço e obrigado pela visita. Não custa lembrar que estamos também no instagram @viagemdeverdade.

      Excluir
  10. Bom dia, andei muito lendo sobre a viagem de san andrés mas nao percebi comentarem sobre a lingua falada. Quem não tem noção de outra lingua consegue se comunicar normalmente por lá?

    ResponderExcluir
  11. Viajo com minha esposa em fevereiro/2015 com um grupo de mais dois casais. Já reservamos o Decameron Los Delfines e tenho certeza que teu blog vai servir em muito como nosso roteiro de viagem. Muito claras as exposições, o detalhamento e fotos são bem ricas. Valeu todas as dicas postadas. Paabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigado! . Espero que você tenha uma ótima viagem. Se lembrar passa aqui pra contar depois. Abraço

      Excluir
  12. Òtimo post, parabéns. Também amei San Andrés: http://criteriorevisao.com.br/servicosportfoliorelatos-de-viagens/

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pelo blog, está simplesmente magnifico, tudo detalhado perfeitamente, estou indo para san andres agora no final de abril/2016, já tinha pego várias dicas em outros sites, porém agora acho que tenho todas as dicas que preciso, obrigado pelas dicas e de novo parabéns pelo blog, acredito que vai nos ajudar muito!

    ResponderExcluir
  14. Olá, bom sei que comecei tudo errado, ontem que resolvi ir e já para dia 31/03/16 e retorno 06/04/16, consegui comprar as passagens, só os hotéis que tenho visto, mas todos esgotados, pois como irei com um casal de amigos e
    eles já haviam feito a reserva no GHL Hotel Sunrise, queria ficar próximo a eles, só consegui no Caribbean Island Hotel, não sei se poderá me ajudar, para falar se são próximos e se são bons, obrigado e adorei seus posts.

    ResponderExcluir